O Presidente da COTRIJUI cumpriu intensa agenda de negociação e articulação política para procurar melhorar às condições propostas para adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária - PERT - editado por meio de Medida Provisória 783.
No último sábado, realizou encontro com o Deputado Federal Ijuiense, Darcisio Perondi, cujo trabalho de articulação prossegui durante a semana; na segunda-feira, o dirigente cooperativista, acompanhado do Diretor de Planejamento da Cooperativa, Eng. Eugênio Frizzo, manteve audiência com os Deputados Federais Covati Filho e Alceu Moreira. Para os deputados, Fragosos fez a entrega de algumas reivindicações a ser realizadas da Medida Provisória 783/17, objetivando contemplar o setor Cooperativista; segundo o dirigente da Cooperativa, em sendo atendido às reivindicações isto resultará em reflexos na vida de cerca de 50.000 associados de nossa região vinculados as Cooperativas, COTRIJUI, COTRIMAIO, etc, que possuem dívidas com a União Federal.
Também, na segunda-feira o Presidente Fragoso manteve audiência com o Presidente da Fecoagro, Paulinho Pires, buscando ampliar frente de articulação mais ampla na defesa das propostas, como, também melhorar às condições conforme for o entendimento das demais Cooperativas que possuem dívidas com a União.
Entre as sugestões do Presidente da COTRIJUI entregue aos Deputados Federais está o de estender as reduções do PERT aos mesmos moldes em estão sendo assegurados pela MP que trata da renegociações do FUNRURAL, como também ampliar o prazo para até 240 meses, prazo que se aproxima aos 300 meses que o Governo Federal concedeu aos Municípios para pagamentos dos débitos junto à União.
Já na última quinta-feira, o dirigente Cooperativista da COTRIJUI, manteve audiência com o Presidente da OCERGS, Prof. Vergilio Perius, na busca de apoio para o Projeto que visa melhorar as condições de adesão ao PERT editado pelo Governo.
E, nesta sexta-feira, 11 de agosto, o encontro foi com o Deputado Federal, Jeronimo Goergem, que, também teve a participação do Secretário de Agricultura do Estado, Ernâni Polo.
"Saímos com uma boa impressão de que na posição do Deputados existe espaço para negociar de modo a contemplar as propostas do setor das Cooperativas de Produção que estão enfrentando dificuldades financeiras por conta desse passivo junto à União, e que o Governo Temer já sinaliza com possíveis mudanças, tendo sido prorrogado o prazo por mais 60 dias para adesão ao Programa, tempo que seguramente servirá para melhorar às condições de pagamento incialmente propostas, e que na próxima semana estaremos empreendendo viagem à Brasília para ampliar o debate, finaliza Fragoso.