Já é intensa a movimentação de parte dos produtores associados da Cooperativa para o plantio das culturas de inverno.
Segundo o Presidente da COTRIJUI, Vanderlei Fragoso, neste ano, a exemplo do ano passado, está sendo grande à procura por partes dos associados para o cultivo de aveia branca alimentação através do programa de ato cooperado. Este interesse pelo cultivo de aveia por parte dos associados demonstra a assertiva da ideia e planejamento que realizamos nós últimos dois anos para implementar mais uma alternativa de renda nas propriedades de nossos associados na época do período de inverno, pois os resultados obtidos pelo Programa no último ano é que serviu de estímulo para que neste ano um número maior de produtores despertasse o interesse pelo cultivo da referida cultura, disse o Presidente.
Através do programa já é estabelecido um preço base a praticado junto aos produtores que originam a matéria prima para ser processada junto a agroindústria da própria Cooperativa, e excedente, pode ser alternativamente utilizada para ração animal, evitando com isto sobressaltos no mercado.
Também, merece ser destacado que apesar dos baixos preços praticados na cultura do trigo, os associados vem demonstrando interesse em implementar ainda uma boa área com a referida cultura. O presidente da Cooperativa, enaltece que é importante que os produtores não deixem de lado a cultura do cereal, até mesmo pelo fato que o Paraná neste ano deve diminuirá a área com trigo, o que pode ser uma oportunidade de bons negócios ali na frente para os produtores nossos, que aliado ao fato de o inverno nos Estados Unidos terem tido geadas fortes por lá que pode resultar em menor produtividade nas lavouras americanas, gerando uma melhor procura pelo trigo brasileiro. Isto tudo, o produtor precisa ficar atento, pois acaba refletindo lá na frente.
Na foto, nosso Associado de Esquina Bom Sucesso, Olavo Wicinheski, que a exemplo do ano anterior, aderiu novamente ao plano de incentivo da cultura de aveia branca da Cooperativa, semeando uma área de 100 hectares.