Na edição do jornal Zero Hora desta sexta-feira, 16, a Cotrijui destacou-se pelo pioneirismo em incentivar produtores associados a cultivar aveia branca. Desde que o atual presidente da cooperativa, Vanderlei Fragoso, assumiu, é uma crescente o estímulo para que produtores cultivem cereais de inverno, especialmente o trigo e a aveia.
Confira na íntegra a matéria circulada na edição de hoje do jornal Zero Hora:
"Produtores da região Celeiro deram início nesta semana à colheita da aveia branca, como no município de Derrubadas. A expectativa é colher 3 mil quilos por hectare.
- Tivemos excelentes condições de clima, sem chuvas em excesso - explica Nelson Smola, diretor de produção agropecuária da Cotrijui, que neste ano implantou um projeto para estimular a cultura.
A iniciativa inclui a distribuição de sementes (para pagamento na colheita) e a garantia de preço mínimo para compra da aveia destinada à produção de flocos, usada na alimentação humana, e de grãos com qualidade inferior para ração.
Neste primeiro ano, aderiram ao projeto 140 produtores associados à cooperativa. Para a próxima safra, a intenção é dobrar a área cultivada pelos sócios, nesta safra de 3,4 mil hectares. O objetivo, explica Smola, é estimular os agricultores a terem alternativa de renda para as culturas de inverno."