Foi concluído nesta semana (05.02) mais um sistema de Irrigação em propriedades de associados da COTRIJUI. O Projeto instalado na propriedade do Sr. Carlos Tamiozo, lotada na Unidade de Santo Augusto, com área de 3 hectares de tifton, está entre os mais de 300 projetos da COTRIJUI e foi financiado pelo Banco do Brasil atravéz do programa Mais Alimentos do Governo Federal.
Desenvolvido pela COTRIJUI desde 2007, através de convênio com o Governo do Estado do RS, o Programa de Irrigação Leite e Carne a Pasto Irrigado visa potencializar a produção de leite e carne à pasto, sob o entendimento de que a irrigação dá maior segurança e produtividade nestas atividades.
O sistema de irrigação do Programa funciona por aspersão no esquema convencional, fixo, um dos mais fáceis em instalação e manejo entre os sistemas existentes. Também é o mais apropriado para áreas menores.
São inúmeras as vantagens do sistema de irrigação, como a diminuição de intervalo de pastejo entre piquetes e do custo das pastagens, a estabilidade de produção, a manutenção da qualidade da forragem em períodos críticos, o aumento da proteína e demais sólidos do leite, além de menor incidência de distúrbios metabólicos, aumentando o período de utilização maximizando a produção, têm melhor aproveitamento do espaço (a área que era utilizada para pastagem pode ter outra destinação), e a otimização da utilização do adubo.
O Programa de Irrigação da COTRIJUI é visto como uma forma de dar segurança à produção de pastagem e como ferramenta importante para promover o crescimento da população leiteira de maneira sustentável e rentável.