Estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta recorde na produção de soja no Rio Grande do Sul na safra 2015/16. Ainda que este seja o cenário em grande parte do Estado, produtores da região da Fronteira Oeste sofrem amargamente com a instabilidade climática.
A lavoura dos produtores da região da campanha já sofreu atrasos no momento do plantio, quando constantes chuvas se estabeleceram na região, impedindo que o agricultor entrasse na lavoura para fazer a semeadura no período mais indicado.
Agora, momento da colheita, novamente o produtor se vê sob período de instabilidades climáticas. Segundo depoimento do Departamento Técnico da Cooperativa, a situação é preocupante. “As estradas estão sem condições de trafegabilidade, as chuvas constantes fizeram o nível dos rios subir, o que encobriu pontes e há lugares que se trafega apenas com a ajuda de tratores”, revela John Costa, técnico agrícola da Unidade Cotrijui de Dom Pedrito.
Nesta semana, após 6 dias de chuvas constantes, o tempo abre na região e a expectativa é de prosseguimento na colheita. Para o arroz, de um total de 45 mil hectares, o total colhido até o momento é de 47%. Já a soja, com 75 mil hectares plantados, o volume colhido soma apenas 10%.