O Diretor Presidente da COTRIJUI, Sr. Carlos Poletto, participa desde o dia de ontem (04) até o dia 07 de fevereiro da FIERAGRICOLA - Feira Internacional Bienal de Mecânica, Serviços e Produtos para a Agricultura e a Agropecuária que ocorre na cidade de Verona, Itália. O objetivo é tentar consolidar uma oportunidade de negócios na área de forrageiras e iniciar contatos com empresas que desejam investir no Brasil para explorar conjuntamente energias alternativas.
A oportunidade surgiu através da Câmara de Comércio Brasil Itália que intermediou o contato entre a COTRIJUI e a empresa italiana da área de sementes. É uma possibilidade de que nossa região seja escolhida para produzir sementes de forrageiras para exportar para Itália e posterior distribuição para outros países. O Presidente lembra que estas tratativas avançaram e as amostras das sementes já estão em testes no Ministério da Agricultura para que seja feita a liberação para a pesquisa.
O passo seguinte será a realização de experimentos que vão verificar o desempenho da semente no nosso solo e clima, assim como os teores de proteína, a conversão e a aplicabilidade nos animais no gado de leite e de corte no Rio Grande do Sul através da Fundacep, em Cruz Alta. Se concluído com êxito o intercâmbio na área de pesquisa, haverá a possibilidade de iniciar a produção visando à exportação. Há ainda o interesse da Cooperativa nas tecnologias, equipamentos e empresas que buscam investir no Brasil para a exploração conjunta de energias alternativas, como a energia solar e o aproveitamento de dejetos da suinocultura e pecuária de leite, os biodigestores. Área que a Itália tem bastante domínio.