O plantio segue em ritmo acelerado, contando com as condições de umidade do solo e previsões de chuvas para os próximos dias. Nesta semana o percentual de área plantada alcançou 58%, contra uma média de 65% verificados nos últimos cinco anos. Até o momento, o desenvolvimento das lavouras é considerado bom, com exceção das áreas semeadas nos dias que antecederam as fortes chuvas da segunda semana de novembro. Nestas lavouras os produtores estão monitorando o stand final de plantas para tomada de decisão sobre replantar ou não estas áreas.
As intensas chuvas ocorridas durante aquele período, aliadas à umidade do solo acima do ideal para o plantio, provocaram a formação de uma crosta superficial que vem impedindo a emergência das plântulas, ou mesmo apodrecendo as sementes, impedindo sua germinação. As lavouras já emergidas apresentam aspecto visual satisfatório e sem ataque de pragas, e os produtores iniciam a aplicação de herbicida pós-emergente para o controle das ervas.
Milho – Cultura com bom desenvolvimento e alto potencial produtivo, beneficiada pelo clima favorável, alcançando 90% da área já semeada, com 48% em desenvolvimento vegetativo, 25% em floração e 17% em fase de enchimento de grão. Com esse quadro, as lavouras destinadas à elaboração de silagem de pé inteiro já começam a ser cortadas. Nas demais, o produtor já realizou o controle de ervas daninhas e a aplicação de adubação nitrogenada em cobertura. No momento é realizado o monitoramento de pragas e doenças e, em poucos casos, ocorre aplicação de fungicida de maneira preventiva.