Notícias

15h46

Excesso de chuvas atrasa plantio do arroz

No Programa Informativo Cotrijui veiculado no último domingo, 22 de novembro, o presidente Vanderlei Fragoso demonstrou a preocupação frente ao atraso no plantio de arroz no Estado, em especial na região da Campanha, em Bagé e Dom Pedrito, onde fica situada a Indústria de Beneficiamento de Arroz da Cooperativa.

Os produtores de arroz fazem projeções de uma safra, pelo menos, 10% menor em relação ao início do plantio. Sob influência do El Niño, o excesso de chuva durante a primavera atrasou grande parte do plantio.

Segundo informações do Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), até o final de semana passada, apenas 62,1% da área estimada estava plantada, ante 85,1% no mesmo período no ano passado. Prejuízo também deve ser sentido na produtividade da cultura. Espera-se colher 7 toneladas, ante 7,7 na última colheita. Institutos de meteorologia também indicam grande quantidade de dias nublados no verão. A baixa luminosidade na fase reprodutiva é mais um fator que pode reduzir a produtividade.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz) prevê um volume 15% abaixo das 8,6 milhões de toneladas obtidas na safra passada.

- As lavouras que ainda não foram plantadas já estão com o potencial comprometido. Estamos na dependência de um clima extremamente favorável em março e abril, com sol, tempo seco e temperaturas acima de 25ºC, o que acontece uma ou duas vezes a cada dez anos – diz o presidente da Federarroz, Fernando Dornelles.

 

Fonte: Departamento Técnico da Cotrijui (com informações de Zero Hora)

Compartilhe

Excesso de chuvas atrasa plantio do arroz
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil