O Departamento Técnico da Cotrijui divulgou hoje, 06 de novembro, relatório da situação das lavouras de inverno, que estão em fase final de colheita, e de verão que estão projetadas. Confira abaixo as informações de cada cultura.
TRIGO
Na área de atuação da Cotrijui, da área cultivada, cerca de 95% já foi colhido. De modo geral, o produto apresenta uma alta taxa de umidade, com produtividade muito aquém do esperado no momento do plantio. A safra de trigo foi impactada por chuvas excessivas e, em grande parte, pela geada registrada no mês de setembro.
MILHO
Da área plantada com milho na região de atuação da Cooperativa, cerca de 60% das lavouras estão na fase de florescimento, apresentando até o momento excelente potencial produtivo, devido as condições climáticas favoráveis.
SOJA
O ritmo de plantio ainda é lento para os produtores de soja associados à Cotrijui. Cerca de 20% da área está semeada, mas o percentual ainda é considerado dentro da normalidade. O principal agravante é o excesso de chuvas, que dificulta o plantio. A estimativa é de que seja plantado 671,5 mil hectares.
ARROZ
Produtores de arroz também enfrentam dificuldades para o cultivo, devido à grande umidade nas áreas. Segundo o Departamento Técnico, cerca de 40% dos 71.500 hectares está semeado até o momento.
A agricultura é o setor mais afetado pela incidência do fenômeno El Niño e, conforme informações de institutos de meteorologia, a tendência é de diminuir o volume de chuvas somente ao final da primavera e início do verão. Em caso de dúvidas, o produtor deve sempre procurar orientação do Departamento Técnico da Cotrijui. A Cooperativa dispõe de insumos, químicos, micronutrientes, fungicidas e inseticidas, além de Assistência Técnica personalizada.
Lembramos ao produtor que as estruturas da Cotrijui estão habilitadas para guardar os grãos em regime de Armazém Geral, diretriz adotada pela atual direção, conduzida pelo presidente Vanderlei Fragoso.