Equipe Técnica das Unidades de Beneficiamento de Sementes da Cotrijui participam, desde ontem, 03, do 4º Encontro de Produtores de Sementes do Rio Grande do Sul e Treinamento de Responsáveis Técnicos, que prossegue até quarta-feira, em Santana do Livramento. Neste encontro estão sendo discutidos, principalmente, a qualidade do processo de produção de sementes e formas de estimular a cadeia produtiva de sementes certificadas.
A organização do 4º Encontro fica a cargo da Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul e do Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas – SEFIA RS. Participando do debate estão presentes diversas lideranças do setor produtivo, entre elas, entidades governamentais, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e a Secretaria de Agricultura do Estado, além de representantes dos produtores rurais, como a FARSUL e demais centrais sindicais.
Dentro das pautas da discussão, está a necessidade de viabilizar economicamente todas as etapas do processo de produção de sementes, para que o produtor continue produzindo sementes certificadas com qualidade e alto nível genético, além de estimular que empresas obtentoras de materiais genéticos possam manter a pesquisa e desenvolvimento de novos materiais.
A Cotrijui está representada pelos Engenheiros Agrônomos responsáveis pelas Unidades de Beneficiamento de Sementes, Mário Fossati (UBS Santo Augusto), Darci Lorenzon (UBS Ijuí) e Tiago Bigolin (UBS Dom Pedrito), além da presença do responsável operacional da UBS de Dom Pedrito Alessandro Vargas.