Notícias

10h56

ASSOCIADOS DA COTRIJUI PARTICIPANTES DO PROGRAMA JUNTOS PARA COMPETIR PARTICIPAM DE SEMINÁRIO NA CCGL EM CRUZ ALTA

Um dia cheio de novidades e muita troca de experiências. Assim se pode resumir a quinta-feira, 03 de dezembro, dia da realização do Seminário de Encerramento e Avaliação das Atividades de um projeto que abrange o setor da pecuária leiteira, desenvolvido pela CCGL Lac, COTRIJUI, SEBRAE e SENAR.
Mais de cento e cinqüenta produtores das Unidades de Jóia, Augusto Pestana, Ijuí e Ajuricaba(Nova Ramada) foram recebidos na indústria da CCGL pelo seu Vice-Presidente, Darcy Hartmann, que é também Presidente da FUNDACEP. Na sua mensagem de boas vindas, disse que “devemos estar sempre abertos a mudanças, pois nisso reside a diferença entre o produtor que alcança resultados e aquele que não consegue chegar lá”.
Luiz Ottonelli, Vice-Presidente da COTRIJUI lembrou que o Sistema Cooperativo investe em pesquisa, em parcerias comprometidas como essa (CCGL, COTRIJUI, SEBRAE e SENAR) sempre visando a profissionalização dos produtores”.
O Gerente do SEBRAE para o Noroeste gaúcho, Claiton dos Santos falou que o objetivo do programa é auxiliar as famílias para alcançar o incremento da produção com qualidade, exigência maior dos países importadores dos derivados do leite.
Em seguida o agrônomo Jair Mello, Gerente de Suprimento de Leite da CCGL LAC, falou sobre “Cenários e perspectivas da produção de leite”. Passou informações alentadoras para quem se ocupa com a atividade. “Antes, só a indústria e o mercado tinham influência na formação do preço do leite. Agora, o produtor pode interferir a partir da qualidade do produto oferecido”, afirmou Jair. Lembrou que os grandes desafios para a pecuária leiteira dentro da porteira estão em: escala e rentabilidade; qualidade; custos de produção e sistemas de produção.

Ainda pela manhã, na medida em que os certificados eram entregues, produtores deram seu testemunho sobre o aprendizado com o D’Olho na Qualidade.
Adalberto Fengler, de Ijuí, afirmou que o temporal havia destruído praticamente tudo o que se havia melhorado durante o treinamento. “Mas como foi bom demais, vamos refazer tudo novamente”, disse.
Luiz Carlos Matte, que falou em nome do grupo de Augusto Pestana agradeceu à CCGL Lac, COTRIJUI, Sebrae e Senar pelo projeto desenvolvido e pediu que não pare por aí. “Hoje você se sente mais animado ao sair de casa para o trabalho e também quando volta do trabalho pra dentro de casa. As mudanças fizeram bem pra todos nós”, concluiu Matte.
Em nome da Unidade COTRIJUI de Jóia falou o associado Cláudio Paschoal. “Quem não levou a sério o projeto, começou a ver as mudanças nos vizinhos e daí engrenou de vez”. Agradeceu a CCGL e COTRIJUI pela iniciativa.
A escolhida para analisar o “Antes” e o “Depois” nas propriedades de Ajuricaba e Nova Ramada foi a produtora Giuliana Ribas. “Foi uma obrigação buscar a melhoria nas propriedades. Queremos que isso sirva como exemplo. Quem mudou viu que deu resultado”, afirmou convicta.

Além de visita à indústria, que está processando um milhão e duzentos mil litros/dia, as famílias almoçaram no complexo e à tarde conheceram o Tambo de Leite montado para dar suporte às cooperativas associadas da CCGL.

Compartilhe

ASSOCIADOS DA COTRIJUI PARTICIPANTES DO PROGRAMA JUNTOS PARA COMPETIR PARTICIPAM DE SEMINÁRIO NA CCGL EM CRUZ ALTA
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil