Um dia cheio de novidades e muita troca de experiências. Assim se pode resumir a quinta-feira, 03 de dezembro, dia da realização do Seminário de Encerramento e Avaliação das Atividades de um projeto que abrange o setor da pecuária leiteira, desenvolvido pela CCGL Lac, COTRIJUI, SEBRAE e SENAR.
Mais de cento e cinqüenta produtores das Unidades de Jóia, Augusto Pestana, Ijuí e Ajuricaba(Nova Ramada) foram recebidos na indústria da CCGL pelo seu Vice-Presidente, Darcy Hartmann, que é também Presidente da FUNDACEP. Na sua mensagem de boas vindas, disse que “devemos estar sempre abertos a mudanças, pois nisso reside a diferença entre o produtor que alcança resultados e aquele que não consegue chegar lá”.
Luiz Ottonelli, Vice-Presidente da COTRIJUI lembrou que o Sistema Cooperativo investe em pesquisa, em parcerias comprometidas como essa (CCGL, COTRIJUI, SEBRAE e SENAR) sempre visando a profissionalização dos produtores”.
O Gerente do SEBRAE para o Noroeste gaúcho, Claiton dos Santos falou que o objetivo do programa é auxiliar as famílias para alcançar o incremento da produção com qualidade, exigência maior dos países importadores dos derivados do leite.
Em seguida o agrônomo Jair Mello, Gerente de Suprimento de Leite da CCGL LAC, falou sobre “Cenários e perspectivas da produção de leite”. Passou informações alentadoras para quem se ocupa com a atividade. “Antes, só a indústria e o mercado tinham influência na formação do preço do leite. Agora, o produtor pode interferir a partir da qualidade do produto oferecido”, afirmou Jair. Lembrou que os grandes desafios para a pecuária leiteira dentro da porteira estão em: escala e rentabilidade; qualidade; custos de produção e sistemas de produção.
Ainda pela manhã, na medida em que os certificados eram entregues, produtores deram seu testemunho sobre o aprendizado com o D’Olho na Qualidade.
Adalberto Fengler, de Ijuí, afirmou que o temporal havia destruído praticamente tudo o que se havia melhorado durante o treinamento. “Mas como foi bom demais, vamos refazer tudo novamente”, disse.
Luiz Carlos Matte, que falou em nome do grupo de Augusto Pestana agradeceu à CCGL Lac, COTRIJUI, Sebrae e Senar pelo projeto desenvolvido e pediu que não pare por aí. “Hoje você se sente mais animado ao sair de casa para o trabalho e também quando volta do trabalho pra dentro de casa. As mudanças fizeram bem pra todos nós”, concluiu Matte.
Em nome da Unidade COTRIJUI de Jóia falou o associado Cláudio Paschoal. “Quem não levou a sério o projeto, começou a ver as mudanças nos vizinhos e daí engrenou de vez”. Agradeceu a CCGL e COTRIJUI pela iniciativa.
A escolhida para analisar o “Antes” e o “Depois” nas propriedades de Ajuricaba e Nova Ramada foi a produtora Giuliana Ribas. “Foi uma obrigação buscar a melhoria nas propriedades. Queremos que isso sirva como exemplo. Quem mudou viu que deu resultado”, afirmou convicta.
Além de visita à indústria, que está processando um milhão e duzentos mil litros/dia, as famílias almoçaram no complexo e à tarde conheceram o Tambo de Leite montado para dar suporte às cooperativas associadas da CCGL.