Conforme parecer do Departamento Técnico da Cotrijui, na região de atuação da Cooperativa, as lavouras de trigo apresentaram excelente germinação e emergência, com plantas uniformes e ótimo arranque inicial, principalmente com as sementes certificadas e fiscalizadas, com tratamento industrial, aplicação de inseticida Cruiser Opti, fungicida Spectro, micronutriente zinco e polímeros. De maneira geral, o produtor precisa complementar a nutrição na cultura do trigo, com adubação química a lanço, com uso de Nitrogênio (ureia) e/ou potássio (cloreto de potássio).
No mês de julho, período com chuvas acima de 92 mm, com elevada umidade no solo, intenso molhamento foliar e pouca luminosidade ao longo dos dias, ocorreram perdas proporcionais de nutrientes da adubação de base e disponíveis no solo.
Diante destas condições climáticas é necessário a adição de adubação foliar com macro e micronutrientes na forma de “pulverização aérea”, para ativar e normalizar o desenvolvimento da cultura do trigo. O Departamento Técnico indica produtos da Ajinomoto, AMINO Plus a 1 litro/ha + AJIFOL Premium 1,5 litros/ha, a serem usados na fase de início de perfilhamento ao emborrachamento.
Foto: Comunicação Cotrijui/Acervo