De acordo com informações divulgadas pela Emater/RS-Ascar ontem, dia 9, o plantio das lavouras de trigo chegou a 80% da área prevista para o Estado. O cenário atual é desfavorável ao plantio e desenvolvimento da cultura devido à baixa luminosidade e alta umidade.
Mesmo apresentando boa emergência e desenvolvimento inicial ainda satisfatório, segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar, elas indicam pouco perfilhamento e coloração verde-amarelada nas plantas, sintomas provocados pelos dias mais curtos e pela baixa luminosidade.
Com a entrada das máquinas dificultada pela baixa umidade do solo, os produtores realizam aplicação de adubação em ritmo mais lento. Doenças foliares tem atacado a planta, sem apresentar nível de controle. Em caso de evolução das doenças, a equipe técnica da Cotrijui orienta a aplicação de fungicida, sempre sob acompanhamento de um técnico.
Para os próximos dias, a tendência é de queda na temperatura, o que pode reduzir o avanço das doenças e beneficiar o perfilhamento na cultura.