O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, divulgou ontem, 06, um relatório sobre as condições das lavouras de soja e milho naquele país. O órgão atualizou dados sobre o impacto relativo as adversidades climáticas em regiões produtoras dos EUA, indicando chuvas abaixo do ideal.
O índice das lavouras de milho em boas ou excelentes condições subiu, em uma semana, de 68% para 69%. No ano passado, esse número era de 75%. As culturas em situação regular passaram de 24% para 23% e as em condições ruins ou muito ruins se mantiveram em 8%.
No que se refere a soja, ainda há um índice de 63% das lavouras em boas ou excelentes condições, mesmo quadro, mas abaixo dos 72% de 2014 nessa mesma época. Já em situação ruim ou muito ruim, o índice manteve os 9% e ficou acima dos 5% do ano anterior. Em situação regular se encontram 28% das lavouras de soja, mesmo número da semana passada e acima dos 23% do ano passado.
Segundo algumas consultorias, esse boletim do USDA deve impactar mesmo que levemente nas cotações internacionais da soja, no mínimo segurando os valores em patamares aceitáveis.