Ao participar do Informativo COTRIJUI (25/10/09), o Presidente da cooperativa discorreu sobre os procedimentos adotados para melhorar a qualidade do trigo que está sendo recebido. Segundo Carlos Poletto, o grão está desuniforme pelas condições de clima ou diferenças de tratamento recebido, mas que as estruturas de recebimento e armazenagem da COTRIJUI oferecem condições de segregar as cargas, separando o produto de melhor qualidade daquele que apresenta padrão inferior.
Na sua fala, o Presidente também frizou que a COTRIJUI está proporcionando um retorno diferenciado para a semente de Trigo Pão e reforçou a condição especial do mútuo, em que a semente pode ser amortizada por produto indústria.
Ao final, Carlos Poletto informou que, devido a entendimentos da direção da COTRIJUI com a co-irmã, COTRISA, foi firmado um convênio para recebimento de trigo. Assim, todos os produtores que entregarem trigo para a COTRIJUI nas instalações de Catuipe, São Miguel das Missões, Coimbra, Eugênio de Castro, Esquina Gaúcha, Rincão dos Pires, Entre Ijuís e Carajazinho, receberão o mesmo tratamento que todos os cooperados recebem.