Dados recentes afirmam que o Brasil tem potencial para crescer em até dez vezes o tamanho da área irrigada destinada para agricultura. Um estudo encomendado pelo Ministério da Integração Nacional, indica que o país pode chegar a 61 milhões de hectares de área irrigada. Nos dias atuais, apenas seis milhões de hectares contam com o recurso hídrico em áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Goiás.
No caso do Estado do Rio Grande do Sul, além de ações isoladas, existem programas implementados pelo Governo e por algumas cooperativas. Um dos exemplos é a Cotrijui, que fomenta especialmente a irrigação de pequenas áreas, projetos que contribuem para a subsistência e para agregar renda em períodos de baixa umidade. Associados dessa Cooperativa investem especialmente visando a formação de pastagens, além de hortigranjeiros.
O Governo Federal avalia a possibilidade de criar no País - novos mecanismos com acesso mais fácil a financiamentos com taxas de juro subsidiadas, além de estudos que pretendem criar normas que facilitem a liberação ambiental desses projetos.