O já conhecido fenômeno natural El Niño, caracterizado pelo aquecimento das temperaturas da superfície do mar no Pacífico, que resulta em clima escaldante em toda a Ásia e leste da África, resultando também em fortes chuvas e inundações em partes da América do Sul, deve prosseguir por boa parte de 2015.
Segundo fontes do Departamento de Previsão Climática dos Estados Unidos, as chances do El Niño se manter são grandes.
O El Niño é um fenômeno que se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e que pode alterar o clima de grandes regiões do planeta, com longas secas, chuvas intensas e maior ou menor possibilidade de furacões. Segundo os meteorologistas norte-americanos, há 80% chances do fenômeno continuar ao longo de todo o ano.
Esse cenário aponta para chuvas acima da média na primavera e verão nas regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Se isso for confirmado, aumentam as expectativas de uma excelente safra de verão, na medida que a umidade é um dos principais aliados para culturas de verão, tais como milho e soja. Além disso, as projeções de cientistas, indicam que o El Niño perderá força no final do verão, exatamente quando ocorre a colheita, sendo necessária a presença de tempo seco para evitar perdas na qualidade dos grãos.