Notícias

16h22

Apenas um terço da área agricultável gaúcha é cultivada no inverno

Dados oficiais divulgados nesta semana, apontam que o Rio Grande do Sul conta com área de 7 milhões de hectares agricultáveis, lavouras que são cultivadas em sua totalidade no verão, principalmente com milho e soja. Entretanto o problema é no inverno, tanto que nos próximos meses, menos de 2 milhões de hectares terão cobertura vegetal com trigo e pastagens, enquanto o restante ficará sem opção. A expectativa de especialistas é que o Governo Federal confirme a implementação de um programa de incentivo a produção de trigo nacional. As projeções do início do ano eram sombrias, com grande redução de área em até 20 por cento, número que deve cair, segundo as mesmas fontes.

Nesta semana o Ministério da Agricultura emitiu portaria estabelecendo o preço mínimo para o trigo de padrão mais elevado em R$ 34,98 a saca de sessenta quilos. Entretanto, a expectativa mais atraente é para os próximos dois anos com estimativa oficial de incremento no preço mínimo em 19 por cento.

Na região em que atua a Cotrijui (Campanha, Fronteira Oeste, Celeiro, Missões, Celeiro e Planalto Médio), a Direção, liderada pelo Presidente Vanderlei Ribeiro Fragoso, tem sido enfática no incentivo ao plantio desse cereal, especialmente com a implementação do depósito em armazém geral, venda por lote no disponível e tratamento industrial da semente. Essas ações na prática são determinantes para assegurar maior rentabilidade aos plantadores de trigo. 

Compartilhe

Apenas um terço da área agricultável gaúcha é cultivada no inverno
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil