“Transparência na gestão, valorização do associado, armazém geral, pagamento do passivo, retomada das atividades com maior rentabilidade para o produtor, parceiros comerciais, clientes e público em geral”. Estas são premissas básicas da gestão iniciada pelo Presidente da Cotrijui, Vanderlei Ribeiro Fragoso, na data de 6 de fevereiro de 2013, e que recebeu na época um fardo pesado, de herança da gestão anterior - uma dívida superior a 1 bilhão e 200 milhões de reais.
Num primeiro momento foi lançado o Projeto de Reestruturação, Saneamento e Revitalização. Esse processo, passou pela redução dos custos operacionais em mais de 50 milhões de reais, instituição do cartão associado visando ter mecanismos para saldar, mesmo que de forma gradativa, o conta corrente dos agricultores, implementação da moratória com a finalidade de renegociar dívidas com os credores externos, e acordo comercial para aporte de investimentos na Cooperativa.
Fruto do mecanismo do armazém geral, adotado pelo Presidente Fragoso, com a venda do grão por lote no disponível, a Cooperativa já recebeu e guardou em nome do associado cerca de 10 milhões de sacas.
A nova fase está em andamento nos últimos meses, quando, seguindo orientação do Presidente Vanderlei Ribeiro Fragoso, o Diretor Superintendente Gilmar Ribeiro Fragoso, vem realizando uma série de reuniões com o Fundo de Investimento dos Estados Unidos Northstar Capital Partners – LCC, que culminou com novos detalhes acertados ontem, 14, em Porto Alegre, visando estabelecer parceria entre a Cooperativa e a empresa norte-americana.
A partir do encontro realizado nesta semana, a nova etapa passa pela apreciação do projeto de relação comercial entre a Cotrijui e Northstar – previsto para o dia 24 de Abril – em Assembléia Geral Extraordinária em Santo Augusto. Na oportunidade poderão votar associados que estão em dia com as obrigações estatutárias, cujas convocações estão programadas de acordo com as normas em vigor em primeira chamada às 12, segunda às 13 e terceira chamada às 14 horas.
Ao falar sobre o tema, o Presidente Vanderlei Ribeiro Fragoso disse que sempre acreditou no potencial da Cooperativa e de seus associados. Destacou que esse novo momento, com uma estreita relação com o Fundo norte-americano, permitirá ampliar as atividades da própria Cotrijui, seja grãos, suínos, leite e indústrias. Esse, assinala Fragoso, é um projeto que trará benefícios para a Cooperativa, Associados, parceiros comerciais, fornecedores, clientes, colaboradores e público em geral. Enfatizou, que cada real investido no setor primário, representa, a médio prazo, retorno de 5 reais. Significa que, na prática, em pouco tempo serão alguns bilhões de reais, que serão redistribuídos na melhor remuneração do agricultor, e também repercutindo na qualidade de vida dos cidadãos, além de refletir no PIB da região, igualmente melhorando as finanças dos Municípios com o recolhimento de tributos nas regiões Celeiro, Planalto Médio, Missões, Fronteira Oeste e Campanha do Estado do Rio Grande do Sul.
O líder cooperativista referiu a importância do agricultor nesse novo cenário, já que este é um gerador de alimentos por excelência, o que irá criar novos nichos de oportunidades no mercado internacional. Fica muito claro que a Northstar Capital Partners – LCC, está apresentando a proposta de aporte de um considerável volume de recursos na Cotrijui, após conhecer com profundidade “a forma séria, transparente e equilibrada” com que os atuais dirigentes conduzem a Cooperativa, finalizou Fragoso.