O prazo final para que os proprietários rurais façam a inscrição no CAR – Cadastro Rural Ambiental expira em 20 dias. Diante de muitos pedidos de prorrogação, fontes do Governo Federal informam que está em análise completo estudo sobre o perfil de quem já efetuou o procedimento. Isso será determinante para que a Presidência da República adote eventual medida de postergação.
O prazo para inscrição está aberto há um ano, e termina oficialmente em 5 de maio. A lei, no entanto, prevê a possibilidade de o governo prorrogar os cadastramentos por mais 12 meses.
Os produtores que não se inscreverem até 2017, serão impedidos de obter financiamentos, por exemplo. Em alguns Estados, o cadastro já é exigido para que produtores rurais forneçam para empresas.
Os agricultores devem preencher complexo formulário eletrônico em que informam as coordenadas geográficas da propriedade e a situação das áreas, se há terras desmatadas irregularmente, por exemplo. Não está descartada prorrogação por períodos diferentes, dando mais tempo (máximo de 1 ano) para agricultores familiares e quilombolas, por exemplo. Até agora o CAR recebeu apenas 605 mil inscrições de imóveis, o que representa 12 por cento do total estimado, segundo informações do Ministério do Meio Ambiente.