A colheita da soja avança no Estado do Rio Grande do Sul. Dados oficiais apontam que esse índice já se aproxima dos 50%.
No início da colheita, as plantações de soja apresentaram produtividades elevadas, atendendo às expectativas dos produtores. À medida que a colheita avançou para cultivares implantadas no final do período e para cultivares com ciclo mais longo, as produtividades reduziram. Segundo técnicos da Emater, essa queda na produtividade está associada à ocorrência de doenças, principalmente a ferrugem asiática, e a períodos de poucas chuvas no estágio de enchimento de grãos da cultura. Na área de atuação da COTRIJUI, no geral a colheita já está em 53%.
Dados atualizados nesta segunda-feira (06/04) apontam que na região Noroeste do Estado (área da Cooperativa), o índice colhido é de 86%, com produtividade de 48,7 sacas de soja por hectare. Na Fronteira Oeste a colheita representa 39% e produtividade de 43,7 sacas. Na Campanha, 17% do grão já foi colhido e a produtividade se elevou para 52,3 sacas por hectare.
A média neste momento em toda a área de atuação da Cotrijui soma 48,5 sacas de soja por hectare. Esse quadro sómente não é melhor, devido a falta de chuva no final da safra e o ataque de pragas, especialmente a ferrugem asiática. A propósito, em lavouras em que os produtores, orientados pela equipe técnica da COTRIJUI aplicaram o ELATUS em parceria com a Syngenta, a produtividade foi excelente, bem acima da média, e estes agricultores já antecipam que vão utilizar o produto na safra seguinte. Ainda sobre SOJA, na modalidade “ armazém geral, com venda por lote no disponível “, na semana passada na região de Ijuí, associados da Cotrijui negociaram o produto a R$ 66,00 a saca de 60 quilos.