O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) divulgou previsão, indicando que as safras globais de trigo e milho irão cair em 2015/16, com redução dos estoques.
A produção Mundial de milho tem prognóstico de 941 milhões de toneladas, ante 990 milhões na safra passada, o que reflete uma queda nas produtividades no comparativo com os elevados níveis do ano passado. O organismo internacional também estimou a produção global de trigo em 2015/16 em 709 milhões de toneladas, queda de 10 milhões. Esse fato poderá impactar a médio prazo na cotação especialmente do trigo, puxando o valor do cereal para cima.
No Brasil, os Estados que produzem cerca de 50% do que o país consome são Paraná e Rio Grande do Sul, os quais também sofrerão redução de área de plantio. Na área de ação da COTRIJUI, a comercialização do trigo passa pelo depósito do grão nas estruturas da cooperativa em armazém geral, com a venda por lote no disponível, mecanismo que vem se mostrando mais interessante para o associado, com melhor remuneração em comparação com as práticas tradicionais.