Diante das recentes notícias veiculadas pela mídia em geral nos últimos dias, o Presidente da COTRIJUI – Vanderlei Ribeiro Fragoso, concedeu entrevista na manhã de hoje, 18, à uma cadeia de emissoras das regiões Celeiro, Missões, Planalto Médio, Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, com geração pela radio Repórter de Ijuí.
Na oportunidade, Fragoso destacou dois pilares básicos do momento: "a implementação da modalidade de armazém geral para depósito do grão nas estruturas da Cooperativa, além do processo de Moratória que foi aprovado em Assembléia Geral em 27 de Setembro de 2014".
Em sua fala, o Presidente da Cotrijui deixou claro que o mecanismo do Armazém geral está consolidado, é uma questão de ordem legal e que neste momento é a maior garantia para a guarda do grão, pelo qual o associado é exclusivamente o dono do produto e que apenas ele está autorizado a efetuar qualquer negociação.
Fragoso acrescentou que desde 2013 quando foi obtida medida judicial que garante o armazém geral, a Cooperativa já recebeu mais de 5 milhões de sacas de arroz, trigo, milho, soja, e outros, e que a comercialização tem ocorrido sómente mediante decisão do produtor e com remuneração bem acima da média, exemplificando que recentemente associados da Cotrijui neste modelo obtiveram pela saca de sessenta quilos da soja R$ 67,50.
Ao se referir a Moratória, o Presidente Fragoso disse que essa decisão soberana da Assembléia de 27 de Setembro do ano passado, foi adotada com o objetivo de proteger o patrimônio da Cotrijui, citando exemplos de prédios, armazéns, veículos, terrenos, fazendas e outros. O dirigente lembrou que a liminar que suspende temporariamente a moratória é um processo isolado e que foi concedida em benefício de uma empresa multinacional.
Fragoso assinala que, para retomar a moratória também nessa situação isolada, o Departamento Jurídico em parceria com Lamachia Advogados, já ingressou com recurso no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, com expectativa de reversão em breve.
O Armazém Geral é norma legal e administrativa absolutamente segura, prevista inclusive na Lei das Cooperativas e na Legislação Federal.
A seguir, confira a íntegra da entrevista do Presidente da Cotrijui, Vanderlei Ribeiro Fragoso.