Notícias

10h50

Lavoura de inverno pode ter área ampliada no Sul do Brasil

As projeções de plantio do trigo e do milho de inverno, principais culturas da estação, podem ter um cenário positivo. Após apontar para redução nos dois cultivos, diante de cotações reduzidas, o setor revisa os números e cogita inclusive ampliar as lavouras. Esse quadro ganha otimismo nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, que são os grandes produtores nacionais do grão..

Sobre o milho, a elevação do dólar trouxe novo mais otimismo entre produtores. Com a moeda americana acima dos R$3, o cereal promete rentabilidade 18% acima do preço mínimo, que é de R$ 17,67 por saca no Paraná. O quadro é de mudança de planos também em âmbito nacional. Os preços estavam baixos no início da safra e o produtor, desestimulado. A mudança trouxe novo ânimo. Estima-se que não haverá redução. Ao contrário, aumento de 4% no milho safrinha do país, indicam experimentados analistas.
Os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná tem perspectivas de cultivar 2,5 milhões de hectares. A projeção do TRIGO é atingir 7 milhões de toneladas, o que representa mais de 50% do que o País consome. As vendas avançaram e os estoques ainda podem ser escoados sem grande pressão, uma vez que a comercialização da soja voltou a andar, afirmam empresas do segmento.

Na área da Cotrijui, o milho é de extrema importância, já que a produção atende demandas específicas: parte para a silagem do gado de leite e outra em grande escala para as duas fábricas de ração mantidas pela Cooperativa em Dom Pedrito e Ijuí, as quais atendem os criadores de suínos. O trigo, ganhou novo alento desde o inicio da gestão do Presidente Vanderlei Ribeiro Fragoso, em decorrência da implementação do regime de armazém geral, com a venda por lote no disponível.

Compartilhe

Lavoura de inverno pode ter área ampliada no Sul do Brasil
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil