Notícias

10h05

Preço do leite deve reagir a partir de agora

Os valores pagos pelo leite in natura começam lentamente a reagir no mercado primário. As cotações de referência para o leite, padrão pago pelas indústrias aos produtores rurais, projetados para este mês de fevereiro pelo Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite, apresentam um leve aumento de 0,64%.O término das férias e o início do ano letivo levarão a um aumento no consumo de lácteos.

A partir deste mês os preços subirão, melhorando a remuneração do produtor rural. A tendência é de estabilidade dos preços em fevereiro e início de uma escalada de recuperação em março. O início das aulas nas redes pública e privada de ensino e a proximidade da entressafra farão os preços reagirem. Os reajustes nos custos (especialmente o preço da energia elétrica) também contribuem com a necessidade de majoração da produção de leite, caso contrário a atividade ficaria inviabilizada.

Embora tenha esses valores como referência negocial, o mercado (como de praxe) está praticando preços levemente superiores, em torno de R$ 0,90/litro. Esses valores ainda não proporcionam lucratividade ao criador com sistema tecnificado de produção (com sala de ordenha e tanque de resfriamento), mas, já atende aqueles com produção a pasto. Na segunda quinzena de março, o Conselho Consultivo do Leite volta a se reunir para divulgar números definitivos de fevereiro e a nova projeção mensal.

 

 

Compartilhe

Preço do leite deve reagir a partir de agora
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil