Demanda apresentada recentemente pelo Secretário de Agricultura e Pecuária (RS), Ernani Polo, para a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, envolvendo pleitos do setor leiteiro do RS, foi atendida. No início do mês, Polo solicitou que a ministra intermediasse junto a Conab, a compra do leite em pó gaúcho, para usar em programas sociais do Governo, medida que ajudaria o setor a se recuperar da crise que vem enfrentando, reduzindo o estoque.
O pedido foi encaminhado em conjunto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag) e secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Numa reunião na Conab realizada em (10/02), parlamentares, prefeitos e lideranças de entidades do setor, ouviram de representantes do governo a garantia da liberação de R$ 10 milhões para incremento da compra de leite em pó para programas sociais.
Os representantes da Conab, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) adiantaram que o valor será somado a outros R$ 10 milhões já disponíveis no Rio Grande do Sul para atender a uma das principais reivindicações do setor. Outras medidas de emergência aguardadas pelos produtores de leite, passam pela prorrogação de débitos, a criação de linhas emergenciais de crédito e a suspensão temporária das importações. “Temos que comemorar esta iniciativa da Conab, a partir de nossa solicitação encaminhada na reunião com a ministra Kátia Abreu, pois auxilia na recuperação da atividade de milhares de produtores e de famílias. O leite gaúcho é de muita qualidade”, destacou o Secretário da Agricultura e Pecuária do Estado – Ernani Polo.
No caso da COTRIJUI, a maior concentração de produtores de leite está situada nas regiões Celeiro e Planalto Médio. Nesse universo, são associados que obtém elevados índices de produtividade, graças a boa assistência técnica da Cooperativa, e recentemente a adoção de novas práticas, dentre estas a fertilização in vitro, cujos resultados já estão aparecendo, especialmente nos municípios de Augusto Pestana, Jóia e Eugenio de Castro.