No final da tarde da sexta-feira, 03 de abril de 2009, aconteceu o lançamento oficial da 1ª Feira Nacional de Produtos Lácteos - FENILACT que acontecerá junto com a 3ª edição da Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (FENII), em maio de 2010. O evento será promovido em parceria pelo Executivo Municipal e Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), com apoio da COTRIJUÍ, UNIJUÍ, EMATER, SESI, SENAI, SEBRAE, União das Etnias de Ijuí (UETI) e SINDILOJAS. A cerimônia de lançamento da Fenilact aconteceu no Centro Administrativo do Parque de Exposições Wanderley Burmann, durante a 2ª FENII.
Em seu pronunciamento, o vice-presidente da ACI e Presidente da COTRIJUI, Carlos Domingos Poletto, falou da importância da FENILACT no sentido de articular produtores de leite e valorizar as famílias que se dedicam a isso. “Vamos potencializar a FENII trazendo agricultores para o evento econômico e festivo que já é marca na região”, disse Poletto destacando que a iniciativa visa qualificar e capacitar os produtores para a produção de queijos, tornando Ijuí referência do setor.
O presidente da 1ª FENILACT e Vice-Presidente da COTRIJUI, Luiz Otonelli, reforçou a idéia de tornar o município destaque no Brasil pela produção de queijo artesanal com qualidade internacional. “Em maio de 2010 já queremos ter pessoal treinado produzindo um produto de qualidade”, frisou.
O presidente da 2ª FENII prefeito Fioravante Ballin, falou que a FENILACT é uma proposta inovadora. “As parcerias fazem a idéia acontecer. E essa idéia que surgiu na ACI está sendo concretizada aqui”, disse. Ballin destacou que “há o indicativo de que a FENII irá expandir-se e tornar-se regional”.
Após a solenidade de lançamento, os presentes conferiram palestra sobre “Produtos e Mercado de Derivados Lácteos”, com o Ph.D em Tecnologia de Alimentos, professor da Universidade de Viçosa, Minas Gerais, Mauro Mansur Furtado.
Sempre trabalhando na formação acadêmica e profissionalização dos envolvidos na produção de leite e derivados, Mauro Mansur disse ter vindo para desenvolver na platéria o interesse pelo empreendedorismo. E conseguiu.
Oriundo de uma região que há muito tempo produz diferentes tipos de queijos, e com base no conhecimento e experiência adquiridos, Mansur Furtado conversou com os presentes. Enfatizou que para fazer queijo é preciso, em primeiro lugar, ter vontade de aprender. Na palestra, foi ilustrando com imagens o envolvimento de produtores de leite no fabrico artesanal de queijos. Afirmou categoricamente que “com um leite bom é possível se fazer um queijo ruim, mas com leite de baixa qualidade nunca se conseguirá fazer um queijo bom”. A partir daí ressaltou ser indispensável ter instalações limpas e com boa ventilação, higiene na ordenha, equipamentos adequados, pessoas treinadas e gosto pela atividade.
“É possível produzir um bom queijo na propriedade, mas para tanto se deve antes de investir responder a algumas perguntas”, disse o professor Mauro Mansur Furtado. Para saber se vale a pena fazer queijo, antes o produtor e sua família devem ter clareza sobre os seguintes passos:
- O que devo saber para montar o projeto de uma queijaria;
- A propriedade tem leite disponível e de qualidade?
- O mercado vai absorver a produção?
- O produto será competitivo?
- Qual queijo (que tipo) produzir?
Além disso, o produto ainda que artesanal, para poder ser oferecido em mercados varejistas, deverá ter os selos garantidores da Inspeção Municipal, Estadual e, em alguns casos, Federal.
Impressionado com a receptividade, Mansur Furtado agradeceu o convite e se colocou a disposição para auxiliar em projeto tão importante como a Fenilact. Foi homenageado pelo Prefeito Fioravante Ballin que lhe entregou um exemplar de exibição da bandeira do município.
O QUE É A FENILACT:
A Feira Nacional de Produtos de Lácteos, é um projeto que visa estimular, treinar e contribuir para os início das atividades por parte de famílias de produtores rurais, a produzirem artesanalmente ou em micro indústrias, queijos especiais diferenciados, não produzidos pelas grandes indústrias deste setor.
Objetivos:
- Promover seminários técnicos com informações sobre a atividade e mercado do leite;
- Impulsionar a produção;
- Fomentar a geração de negócios;
- Aprimoramento do sistema produtivo;
- Promoção de cursos sobre produção de lácteos na propriedade;
- Possibilitar o intercâmbio de informações entre produtores, indústrias e fornecedores de insumos para a produção leiteira.
- Negócios: compra e venda de animais (leilões.
Objetiva também o fortalecimento e crescimento exponencial do setor leiteiro, onde irá reunir as principais indústrias, cooperativas e produtores do setor de laticínios.
A FENILACT apresentará uma infra-estrutura que irá proporcionar visibilidade e interação do público visitante com os principais segmentos da cadeia produtiva para demonstrações e serviços de apoio, especializados em maquinários, insumos, genética e veterinária:
-Exposição, degustação e comercialização de produtos lácteos de pequenas (familiares) e grandes indústrias.
-Espaço para exposição e comercialização de equipamentos e insumos através das empresas fornecedoras.
-Espaço para exposição de produtos de empresas locais, regionais e internacionais (Mercosul).
EXPOSITORES
Estarão presentes como expositores empresas do ramo agropecuário, serviços, sistemas
de produção, fabricantes de máquinas e implementos, produtos veterinários, tecnologias de reprodução e criação, entre outros.
SETOR INDUSTRIAL
Todos os fabricantes de equipamentos, máquinas e soluções para o processamento e industrialização de produtos lácteos.
Local:
Parque de Exposições Wanderley Burmann
Ijuí - RS – Brasil
Maio de 2010.