Lideranças do Agronegócio avaliam que 2014, ano que está findando, foi positivo para o segmento, com os preços estáveis no mercado internacional. Entidades estimam que a safra de verão, com foco na SOJA deverá confirmar uma colheita de mais de 96 milhões de toneladas.
A boa noticia para o segmento é de que no ano que vem, a lojistica para a entrega do produto aos principais compradores estrangeiros deve ser bem melhor do que a atual. Ainda segundo fontes do setor, o Brasil deve fechar o ano em curso (2014) com exportações exclusivamente de soja, aproximando-se de US$ 30,7 bilhões. Ainda, projeta-se para 2015 evolução destes números em 5 a 10%.
Na região em que está presente a COTRIJUI (Celeiro, Planalto Médio, Missões, Fronteira Oeste e Campanha), os produtores rurais estão otimistas pela perspectiva de uma boa safra de soja, e especialmente pela consolidação do "armazém geral", mecanismo que garante o grão ser exclusivamente do agricultor, e sua comercialização por lote no disponível propicia os melhores preços, com rentabilidade de em média 10% acima do mercado tradicional.