Notícias

10h59

RESOLUÇÃO DO PROAGRO APRESENTA ALTERAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE SEMENTES DA SAFRA 2008/2009

O Banco Central editou a RESOLUÇÃO N. 003598, que trata de alterações no PROAGRO para safra 2008/2009.
Entre outras coisas a resolução diz que GRÃOS RESERVADOS PARA PLANTIO PRÓPRIO por um agricultor que aderir ao Proagro, “devem ser utilizados apenas em sua propriedade ou em propriedade cuja posse detenha e exclusivamente na safra seguinte á sua obtenção com o uso de sementes”. Estabelece ainda, que no caso de utilização de grãos reservados para plantio próprio nas condições admitidas antes se exige “a apresentação do comprovante de aquisição das sementes que os originaram”.
Na prática a premissa de que “semente” para uso próprio poderia ser produzida indefinidamente a partir da aquisição com Nota Fiscal caiu. Com isso o produtor que quiser guardar Grãos para semear na safra seguinte tem que preencher o ANEXO XXXIII e possuir Nota Fiscal de compra de Sementes a cada ano.
A prática de guardar estes grãos para o plantio já era pratica utilizada, mas ganhou muita força devido à demora do Brasil em liberar a pesquisa e produção de sementes de soja Transgênicos, fazendo com que o produtor buscasse no país vizinho estes materiais e passasse a produzi-los e guardar na propriedade, na época as entidades apoiaram os produtores como forma de pressionar a liberação, porém após o lançamento de cultivares nacionais em quantidade e qualidade a cada ano, as variedades importadas são hoje ilegais e menos produtivas que as nossas.
Guardar os grãos para utilizar em lugar de Sementes é uma ARMADILHA que o produtor gaúcho muitas vezes não se da conta.
O mais grave, em minha opinião, é que ele esta com isso afastando a pesquisa nacional de investir recursos para novas variedades destinadas ao Rio Grande do Sul. Hoje mais de 70% da semente produzida aqui é para vender para os outros estados, desta forma quem esta remunerando tem o direito de exigir mais empenho em adaptar as novas variedades ao seu estado, sendo justo que os pesquisadores lancem no mercado a cada ano mais e mais variedades adaptadas a Santa Catarina, Paraná, São Paulo e para o Cerrado, são estes que estão gerando a maior parte dos recursos necessários a pesquisa.
Outra armadilha é que se forem feitos os devidos cálculos, o produtor vai notar que gasta mais com este processo do que adquirindo Sementes, basta colocar no papel os Royaltys que paga sobre produção ao invés de na semente, mais os kg extras de grãos que ele coloca por hectare, todos os tratamentos nestes kg que vão a mais, as perdas de armazenagem, etc.
E por último as vantagens incontestáveis da Semente quando pensamos em qualidade, a melhor plantabilidade, homogeneidade, germinação, vigor etc. que por si já geram aumento da produtividade e redução de custos, além da garantia fornecida pelo produtor de sementes.
Esta nova resolução é um bom passo para que a agricultura gaúcha seja cada vez mais viável e produtiva, os eventos novos de transgenia como RR2 que já estão bem próximos, o soja bt RR, e a tão sonhada tolerância a seca ficam mais próximos quando a Pesquisa é reconhecida.

Mário Afonso Jung – Gerente Agrotécnico da COTRIJUI

Compartilhe

RESOLUÇÃO DO PROAGRO APRESENTA ALTERAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE SEMENTES DA SAFRA 2008/2009
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil