Notícias

08h50

Instituto de meteorologia da Austrália indica formação de El Niño

O Oceano Pacífico na região dos trópicos já apresenta sinais renovados de condições para formação do fenômeno “El Niño”, informa o Bureau Australiano de Meteorologia. 

A agência elevou seu sistema de monitoramento para "alerta" ante "observação", assinalando que há mais de 70% de chances de ocorrência de El Niño.

O fenômeno climático é o aquecimento da água da superfície do Pacífico, que ocorre a cada 4 a 12 anos.  O El Niño pode provocar seca em algumas partes do mundo e chuvas excessivas e enchentes em outras. 

No caso de confirmação de El Niño, o que é uma tendência palpável, os indícios de chuvas acima da média na primavera e verão no sul do Brasil (PR, SC e RS) são grandes.

Esse quadro irá impactar positivamente no desenvolvimento das lavouras de verão (soja e milho), culturas que necessitam de calor e elevada umidade.

Em contrapartida, outras regiões do Planeta devem experimentar períodos de prolongadas estiagens.

Com a expectativa desse fenômeno natural, cresce o otimismo dos produtores rurais, já que esse fato deve impactar em maior produtividade especialmente para a soja, grão cujo preço também está aquecido, especialmente para quem deposita o produto em armazém geral e comercializa por lote, cujo mecanismo foi implementado pela atual Direção da Cotrijui, e que vem balizando a cotação para cima, ontem (18) por exemplo em 65 reais a saca de 60 quilos.

Compartilhe

Instituto de meteorologia da Austrália indica formação de El Niño
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil