Notícias

16h12

Associados da Cotrijui mobilizados para novo leilão do Pepro

Novo Leilão do PEPRO - Premio Equalizador pago ao produtor de trigo em grãos ou a respectiva Cooperativa, está marcado para o dia 6 de Novembro de 2014, próxima quinta-feira as 9 horas através de pregão eletrônico.

Para se habilitar, mediante cadastro na sua Cooperativa, no caso a COTRIJUI, o produtor se compromete de atender todas as exigências legais e critérios técnicos previstos no edital 198/14 - publicado no Diário Oficial da União. Na safra deste ano a qualidade do TRIGO está prejudicada em função das condições climáticas adversas.

Mesmo assim, há uma classificação específica que permite vender a produção mediante o cumprimento de alguns critérios mínimos estabelecidos pelos compradores (Indústria Moageira) e pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).

A CONAB classifica o produto como:

Trigo Melhorador com Força de Gluten 300 e Fallinge Number 250

Trigo Pão - que precisa ter Força de Gluten de 220 e Fallinge Number de 220

Trigo Doméstico - Força Gluten 160 e Fallinge Number 220

Trigo Básico - Força Gluten de 100 e Fallinge Number 200.

Além da classificação acima CONAB e Moínhos definem os seguintes tipos de TRIGO:

Tipo 1 - com PH 78

Tipo 2 – PH 75 a 77; 

Tipo 3 - PH entre 72 e 74.

E no caso de grão com PH inferior a 72 é Triguilho.

No caso dos associados da COTRIJUI ou de outras Cooperativas do País, mediante enquadramento nos tipos de Trigo, é que o produtor poderá confirmar a comercialização do grão para outras regiões do País.

Como nas últimas semanas o preço pago pelas Indústrias tem sido inferior ao preço mínimo estabelecido pelo Governo, através do PEPRO, os produtores se habilitam a diferença (um prêmio).

Apenas para ilustrar no Leilão de TRIGO ocorrido na semana passada, um grupo de associados da Cotrijui obteve prêmio de R$106,00 por tonelada.

Esse novo cenário, mesmo diante de trigo com qualidade inferior a safra passada, mas após segregação e habilitação junto as Indústrias compradoras, tem permitido rendimento superior ao previsto, graças a decisão do Presidente Vanderlei Ribeiro Fragoso, que desde os primeiros dias de sua gestão na Cotrijui – implementou o depósito em “Armazém Geral”, com a venda do produto por lote.

Essa nova prática de gestão, tem sido determinante no processo de reinserção dos associados para efetuarem negócios na Cooperativa.

Esse quadro passa pela comercialização de grãos, negócios no varejo, postos de combustíveis, insumos para a formação da lavoura, assistência técnica, elaboração de projetos, leite, suinocultura, entre outros setores.

Na prática os milhares de associados da COTRIJUI vem assimilando a cada dia melhor o Projeto de “Reestruturação, Saneamento e Revitalização” da Cooperativa, apresentado de forma transparente em centenas de reuniões de base pelo Presidente Fragoso.

Ainda no que se refere aos Leilões do PEPRO como o previsto para a quinta-feira (06/11), o Presidente da Cotrijui, Vanderlei Fragoso, enfatiza que mesmo produtores que acessaram ao Proagro, poderão destinar a fatia que conseguiram colher para se habilitar a esse prêmio.

Entretanto, ressalte-se a necessidade de serem cumpridos os critérios previstos nas exigências de compradores.

Confira a seguir ilustração com tabela referente as exigências para inserção nos Leilões do PEPRO.

 

Compartilhe

Associados da Cotrijui mobilizados para novo leilão do Pepro
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil