Planejar e discutir as tendências econômicas e os mercados potenciais do varejo foi o tema abordado pelos participantes do III Seminário de Varejo, coordenado pela Gerência dos Supermercados COTRIJUI e realizado no dia 26 de novembro de 2008, nas dependências do Hotel Fonte Ijui.
O Prof. Dr. em Economia Argemiro Brum desenhou o cenário econômico mundial, fazendo uma construção sobre a gênese da crise e as disparidades na economia real versus a economia virtual, causado principalmente pela especulação do sistema financeiro e o estouro da chamada bolha imobiliária americana em agosto de 2007, em conseqüência do abuso da desregulamentação da economia e da abertura dos mercados internacionais. No tema ainda foram abordadas as tendências quanto aos preços mundiais das comodities, Fundo Monetário Internacional, BIRD e OMC, economia liberal, a importância do Estado na economia e a recessão imediata dos mercados frente a situação econômica mundial. “O mundo em época de crise, tende a se fechar, por isso, jamais venda ilusões, e sim trabalhe com realismo” encerrou o palestrante.
O Gerente de Varejo, Sr. Auri José Boff, apresentou as características e comportamento dos consumidores atuais, descrevendo-os como “mais exigentes”, a procura de produtos naturais, sem hormônios e antibióticos, tendência de maior procura por produtos a granel e com preocupação com o meio ambiente. Também apresentou as tendências para um novo formato de lojas. Dados que apontam um crescimento no surgimento das lojas de pequeno porte (até 1.000 m2) três vezes mais que o número de hipermercados em 2007.
Na seqüência, foram apresentados pelos Chefes de Supermercados os trabalhos de planejamento anual e orçamentação da atividade, pautados na análise das ameaças e oportunidades de negócios frente aos concorrentes.
Encerrando o encontro, o Prof. Adroaldo Lamaison proferiu palestra motivacional com o tema: “Como Motivar, Desenvolver e Montar uma Equipe Comprometida que Encante os Clientes”. Afirmando que o passado é para aprender, o futuro é para planejar e o presente é para trabalhar, neste sentido, o novo líder tem que ter clareza onde quer chegar, ter capacidade de montar uma boa equipe, saber motivar as pessoas, corrigir sem destruir, comunicar-se constantemente com as pessoas, aproveitar o talento da equipe (idéias), deve ser focado em resultados e investir sempre nas pessoas. “Quem não tem sonho, passa a vida inteira trabalhando para os outros” foi a mensagem final do Professor.