As chuvas em excesso registradas nas últimas semanas, devem impactar no volume de trigo que está colhido no sul do País, especialmente nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Segundo especialistas, além de redução no volume de trigo que será colhido, também há previsão de queda na qualidade. No Paraná a safra já foi colhida em 65 por cento da área cultivada, com estimativa de chegar a 3,9 milhões de toneladas.
O montante do País deve chegar a 7 milhões de toneladas. O Rio Grande do Sul projeta algo em torno de 3 milhões e 100 mil toneladas do cereal. A quebra prevista no Estado Gaúcho é de 10 a 15%, mas a grande preocupação refere-se a perda da qualidade do grão. No Rio Grande do Sul a colheita está apenas na casa dos 3 por cento, mas havendo previsão de que nesta semana com tempo seco, esse índice sofra um acréscimo considerável. Informações divulgadas hoje (21) indicam que quase a metade das lavouras sofreu com ataque de pragas e doenças fúngicas.
Mesmo com os problemas ligados ao clima, a qualidade do grão produzido no Brasil está evoluindo. O trigo tipo pão, principal demanda da indústria, vem aumentando, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo). No Rio Grande do Sul, a produção que outrora era mínima, já chega aos 20% e no Paraná, 25%. Apesar disso, a média nacional se restringe a 30%. No caso da Cotrijui - Cooperativa Agropecuária & Industrial em Liquidação Voluntária com a sequência dos negócios, na atual gestão foi implementada medida que permite melhor rentabilidade aos associados. O primeiro detalhe se refere ao depósito do produto em armazém geral e sua comercialização no disponível por lote. Além disso, a Cotrijui vem desde o ano passado, efetuando a segregação do grão de trigo, propiciando que pela seleção deste seja possível obter preços um pouco superiores aos praticados na média de mercado. Além disso, neste ano, como a oferta do produto elevada e queda nas cotações, a Cooperativa está habilitando seus milhares de associados ao PEPRO, mecanismo pelo qual o Governo efetua compensações. Os interessados devem procurar as respectivas unidades da Cotrijui visando realizar o cadastramento.