O plantio de soja no Brasil já chega a 2% da área prevista para esta safra. O cultivo está adiantado no oeste do Paraná, região que já plantou 29% de sua área de soja. No total do Estado, a área plantada chegou a 7% até o fim da semana passada, contra 3% na semana anterior e 3% na comparação com um ano atrás. No Estado do Mato Grosso, sómente áreas que registraram bons volumes de chuva começaram a receber sementes. O plantio chegou a 2% da área prevista para Mato Grosso, contra 1% do ano anterior.
Em Mato Grosso do Sul, as chuvas dos últimos dias favoreceram o início do plantio, mas o índice ainda é pequeno, menos de 1% da área prevista. A projeção é de que a área brasileira de soja na safra 2014/15 em 31 milhões de hectares representa alta de cinco por cento ante 2013/14. Especialistas tem expectativa de uma colheita superior a 93,8 milhões de toneladas.
Na área de ação da Cotrijui o cultivo da soja deve superar os 600 mil hectares. O período ideal para o plantio da leguminosa nessa região, terá início dia 10 de Outubro, prolongando-se até o dia 20 de Dezembro de 2014. Ainda segundo o Departamento Agrotécnico da Cooperativa a projeção de produtividade está em 50 sacas por hectare. Os produtores estão otimistas não apenas pelas novas tecnologias, variedades com maior resistência as pragas, mas também pela previsão de impacto do fenômeno El Niño, que via de regra influencia no clima, com chuva bem acima da média.