Notícias

17h11

INAUGURADO O COMPLEXO INDUSTRIAL DE LATICÍNIOS DA CCGL

“O dia 09 de outubro de 2008 marcou definitivamente a restauração do pólo leiteiro no RS, numa região que tem vocação para isso”, anunciou a Governadora Yeda Crusius, ao inaugurar a nova planta industrial da Cooperativa Central Gaúcha Ltda – CCGL.


Representando mais de 160 mil famílias associadas de 40 Cooperativas que fazem parte do grupo CCGL, a fábrica, que inicialmente beneficiará 1 milhão de litros de leite/dia, deve gerar 230 empregos diretos e 1.400 indiretos.


Segundo o presidente da CCGL, Caio Cezar Fernandez Vianna, a indústria dispõe da mais alta tecnologia em nível mundial. Em conjunto com as demais unidades de negócio (CCGL Logística/Termasa-Tergrasa e CCGL Pesquisa/Fundacep), a nova unidade em Cruz Alta vai incentivar a maximização da produção e aumentar a margem de lucratividade dos produtores gaúchos, gerando informações técnicas, facilitando a comercialização e reduzindo custos. Em agradecimento especial aos Presidentes das Cooperativas associadas pelo apoio incondicional no desenvolvimento do projeto, Caio Vianna reforçou, “não temos apenas um negócio, temos um projeto de desenvolvimento que vai melhorar a vida dos produtores”.


O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, em seu pronunciamento, lembrou do processo de construção deste grande projeto: “ha 4 anos atrás, a situação econômica da atividade leiteira sofria sérios problemas de custos, preços e produção. Essa é uma vitória de cada família, cada produtor, que não ficaram de braços cruzados esperando ajuda, mas sim, arregaçaram as mangas e quatro anos depois, estamos inaugurando uma das maiores indústrias de laticínios do país”.


Em seu discurso, a governadora destacou que o desenvolvimento do Estado se dá com a associação dos pequenos produtores em cooperativas. "Esta indústria agrega os pequenos agricultores e gera valores adicionais, como capacidade de manter a população no campo, com boa qualidade de vida e de renda. Este é o caminho para o crescimento sustentável", disse Yeda, acrescentando que o Estado está criando as condições para isso.


A Governadora ainda enalteceu o sistema Cooperativista, um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho do agronegócio do RS e do Brasil, anunciando que 7% de tudo que o Estado arrecadar, retornará em investimentos em infra-estrutura, melhoria de estradas, para melhor escoamento da produção. “Os urbanos, assim como eu, têm que começar a entender melhor o que é industrializar 1.000.000 de litros de leite por dia. “Ainda bem que fizemos em tempo”, finalizou a Governadora.


A COTRIJUI, associada da CCGL, destaca a sustentabilidade do produtor como o grande diferencial deste novo empreendimento, acompanhando todo o processo de produção, desde o incentivo até a pesquisa para produzir mais, com tecnologia, melhorando a qualidade e reduzindo custos de produção.


Após o ato de descerramento da placa e da fita de inauguração, autoridades e convidados visitaram as instalações da indústria.



Associados das cooperativas integrantes do Grupo CCGL no ato de inauguração da nova indústria de laticínios



Governadora do RS, Yeda Crucius, presente na cerimônia de inauguração.



Placa de fundação da Indústria de Laticínios da CCGL



Visita às instalações da Indústria

Compartilhe

INAUGURADO O COMPLEXO INDUSTRIAL DE LATICÍNIOS DA CCGL
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil