Trigo e Aveia Branca:
O Departamento Técnico da Cotrijui divulgou hoje (12/09) boletim atualizado sobre o desempenho das lavouras de inverno na área de atuação da Cooperativa.
Segundo o relato feito pelo Gerente do Departamento Agrotécnico, Alberto Rossetto, o desenvolvimento das culturas de inverno segue dentro da normalidade.
O trigo está com bom aspecto, cujo potencial produtivo médio é de 46,5 sc/há, ou seja, mantém-se na produtividade prevista no plantio.
O estágio de desenvolvimento das lavouras está na seguinte situação:
Trigo: 20% em desenvolvimento vegetativo, 43% em emborrachamento, 28% em floração e 9% em granação.
Aveia: 2% em desenvolvimento vegetativo, 60% em emborrachamento/floração, 35% em granação/maturação, 3% colhido.
No que concernem as pragas, segue a constatação de presença de pulgões no trigo, mas ainda abaixo do nível de dano econômico. A orientação ao produtor é para que mantenha monitoramento da praga, e seu controle caso ocorra aumento da população.
Doenças na espiga do trigo:
A preocupação agora está relacionada ao desenvolvimento de Giberela. Está doença se desenvolve quando o trigo está em floração e no mesmo período ocorrem 48 horas de chuva contínua e temperaturas entre 20ª 25° C.
No caso da Giberela o controle deve ser preventivo e antecedendo o período previsto de chuvas. Existe uma variação de susceptibilidade à doença entre as diferentes variedades cultivadas na região.
É importante que o produtor consulte o departamento técnico da COTRIJUI para definir quais estratégias de controle para cada variedade cultivada, pois enquanto algumas variedades são suscetíveis outras são resistentes, permitindo racionalizar o uso de fungicidas.
Quadro da lavoura de Milho:
Já foram semeados 59% da cultura na área na área de ação da cooperativa. Onde 55% estão em fase de germinação e 45% em desenvolvimento vegetativo.
O produtor já iniciou trabalhos de controle de plantas daninhas, seguindo aplicação nitrogenada nas áreas mais adiantadas.