Notícias

10h19

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO COMEÇA A SER IMPLANTADO EM PROPRIEDADES DE ASSOCIADOS DA COTRIJUI

A COTRIJUI é uma das pioneiras nas avaliações de pastagens irrigadas no Rio Grande o Sul. Em outubro, por meio de parceria com a CCGL Pesquisa, será iniciado experimento inédito no país, comparando a produção de pastagem irrigada com a não irrigada e de diferentes níveis de adubação. O sistema de irrigação já esta implantado desde o inicio do ano para demonstração na área experimental da Cooperativa,

Atualmente, há 320 produtores inscritos no projeto em todas as unidades da COTRIJUI. Destes, cerca de 90 já encaminharam a solicitação da autorga do uso da água por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que é o procedimento legal necessário. Antes disso, porém, é feito um estudo de viabilidade, que envolve o levantamento da área e o volume de água disponível (o local não pode ser considerado Área de Preservação Permanente). A água pode ser proveniente de rio, arroio ou reservatório, desde que haja a autorga do uso.

O sistema já está sendo implantado em pelo menos três propriedades de associados da Cooperativa, e as perspectivas são animadoras. O zootecnista da COTRIJUI, Daniel Kretzmann, explica o que o sistema de irrigação do projeto funciona por aspersão no esquema convencional, fixo, um dos mais fáceis em instalação e manejo entre os sistemas existentes. Também é o mais apropriado para áreas menores. Outros mais conhecidos, como o de pivô ou carretel, são viáveis apenas para áreas maiores.

São inúmeras as vantagens do sistema de irrigação, como a diminuição de intervalo de pastejo entre piquetes e do custo das pastagens, a estabilidade de produção, a manutenção da qualidade da forragem em períodos críticos, o aumento da proteína e demais sólidos do leite, além de menor incidência de distúrbios metabólicos, aumentando o período de utilização maximizando a produção, têm melhor aproveitamento do espaço (a área que era utilizada para pastagem pode ter outra destinação), e a otimização da utilização do adubo. “’É possível manipular o uso da uréia, aumentando a sua eficiência e diminuindo as perdas por volatilização o que ocorre quando ela é aplicada e não chove”, relata. Sem falar na oferta de água na quantidade necessária para a planta absorver os nutrientes do solo, uma impossibilidade que agoniza produtores em épocas de estiagem.

Para o casal Milton e Rose SoschisnskI, de Bom Sucesso, Catuípe, a irrigação era um projeto de longa data. Em uma propriedade com muita água disponível, era um contracenso que as plantações penassem com a falta de chuva que se abate periodicamente. “Sempre quis ter uma área irrigada, mas faltava assistência”, diz Milton. O projeto da COTRIJUI caiu como uma luva. Após um estudo técnico, sistema de irrigação já esta sendo implantado, e possibilita ao casal, que iniciou na pecuária leiteira a cinco anos, fazer projetos futuros.
Atualmente eles mantém 20 vacas em ordenha, e a produção diária está em 350 litros. “É a melhor média que já conseguimos”, afirma Rose. A intenção é manter esta média quando o verão chegar mais com uma diferença fundamental: a redução de custos. Nos últimos anos, nos messes de calor, o uso de silagem pesou no orçamento, e a falta de chuva afetou a pastagem. Agora com a expectativa de água em abundância em uma área de cinco hectares não deverá faltar pasto para o rebanho. Eles esperam ate dobrar o numero de animais pastando na mesma área, algo que é considerado possível.

Na propriedade do casal Soschinski, de 17 a 20 aspersores, ligados em conjunto, vão irrigar uma área de cinco hectares em até quatro dias. “Acreditamos que com boa adubação e bem manejada, uma pastagem de tifton irrigada dobre sua produção, passando de 17 toneladas de matéria seca por ano para mais de 30 toneladas” , afirma Daniel, destacando que o numero de animais na área poderá dobrar.

O projeto de irrigação da COTRIJUI é visto como uma forma de dar segurança à produção de pastagem e como ferramenta importante para promover o crescimento da população leiteira de maneira sustentável e rentável. Já foi alvo de elogios do secretário da Irrigação e Uso Múltiplos da Água, Rogério Porto, que destacou a importância de as Cooperativas Agropecuárias se unirem ao governo do Estado “nesse esforço pela irrigação”. A parceria entre COTRIJUI e o Governo do Estado foi assinada durante a Expointer 2007.

Compartilhe

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO COMEÇA A SER IMPLANTADO EM PROPRIEDADES DE ASSOCIADOS DA COTRIJUI
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil