O Departamento Agrotécnico da Cotrijui divulgou nesta quinta-feira (04/09) o boletim semanal sobre o desenvolvimento das lavouras de inverno em toda a área de ação da Cooperativa. Confira a seguir o cenário:
Trigo e Aveia Branca:
Desenvolvimento destas culturas segue dentro da normalidade.
Há relatos de produtores rurais sobre áreas de aveia branca acamadas devido ventos registrados ao longo da semana.
A Ocorrência de geada nos dias 27 e 28 de agosto causou prejuízos em áreas mais baixas. Vários produtores confirmam perdas de trigo em algumas áreas. A aveia pode ter sido mais afetada. A extensão dos danos serão dimensionados com maior precisão a partir da semana que vem.
O estágio de desenvolvimento das lavouras está na seguinte situação:
Trigo: 35% em desenvolvimento vegetativo, 43% em emborrachamento, 19% em floração e 3% em granação.
Aveia: 6% em desenvolvimento vegetativo, 69% em emborrachamento/floração, 23 % em granação/maturação, 2% colhido.
Pragas: Prossegue a constatação de presença de pulgões no trigo, mas ainda abaixo do nível de dano econômico. Ressaltamos que é necessário que o produtor faça monitoramento da praga, e seu controle caso ocorra aumento da população.
Doenças foliares: Segundo especialistas vem aumentando nos níveis de infecção nas áreas que atrasaram o controle inicial. Áreas onde controle foi preventivo o nível de infecção está baixo.
Milho: O plantio foi acelerado nos últimos dias, e se as condições climáticas permitirem, a previsão é de que a semeadura seja intensa e concentrada até final da próxima semana.
Na área em que atua a COTRIJUI foram cultivados 148 mil e 900 hectares com TRIGO e 26 mil e 500 hectares com AVEIA BRANCA.