O clima poderá ser forte aliado dos produtores rurais da região sul do Brasil na safra 2014/15. Depois de três temporadas consecutivas de neutralidade, que resultaram em secas localizadas, os meteorologistas confirmam a ocorrência do fenômeno El Niño e, por consequência promessa de chuvas abundantes para a safra de verão. O evento favorece a produtividade. Por outro lado, antes mesmo do plantio da soja e do milho, essa tendência amplia a pressão sobre as cotações das commodities agrícolas.
Os efeitos do fenômeno El Niño, devido ao aquecimento das águas do Oceano Pacífico, serão observados a partir de meados deste mês, apontam meteorologistas. O cenário deve se manter até o final da safra de verão.
No Sul do país e em parte do Centro-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), a previsão é de “chuvas mais amplas e acima da média. A última manifestação do fenômeno ocorreu em 2009/10, com intensidade superior a atual. Ainda segundo especialistas não deve haver risco para a safra de inverno, que já está na reta final.