Os Governadores dos Estados Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul reúnem-se hoje (02), em Esteio (RS), para firmar protocolo de intenções e criar a Aliança Láctea Sul Brasileira. A união dos estados do sul, objetiva fortalecer e consolidar a cadeia produtiva do leite na região. O evento inicia logo mais às 14 horas, no Auditório da Administração do Parque Assis Brasil durante na 37ª Expointer. Às 17 horas, na Casa do Produtor Catarinense, Santa Catarina e Rio Grande do Sul selam outra parceria, ampliando o corredor de passagem da BR-101, permitindo a entrada de produtos de origem animal.
A partir da, Aliança Láctea Sul Brasileira, a expectativa é de que num prazo de 10 anos, a produção de leite dos três estados chegue a 19,5 milhões de toneladas de leite por ano, 77% superior aquilo que é produzido hoje. Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são responsáveis por 33% da produção brasileira de leite com 11 milhões de toneladas de leite por ano.
A região formada pelo oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná, é a que mais tem avançado em produtividade do leite no Brasil, devido, especialmente, ao clima favorável, mão de obra qualificada e presença de pastagem o ano todo. Analistas indicam que o setor ainda pode melhorar muito em termos de infraestrutura, com melhores estradas para o transporte de leite, energia elétrica para o resfriamento e também investimentos nas propriedades, como em resfriadores e salas de ordenha. A COTRIJUI, com forte atuação no setor do Leite na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, vem desencadeando um programa piloto com a fertilização in vitro, medida que qualifica o rebanho, devendo em um ou dois ano refletir em maior rentabilidade aos produtores de leite. Na região em que atua a Cooperativa, a produção média anual de leite in natura varia entre 45 milhões e 50 milhões de litros. A atual direção da COTRIJUI, vem gestando uma série de outras ações que devem ser implementadas até o final deste e principio do próximo ano, mecanismos que irão refletir no aumento do volume de leite produzido, além de incrementar também os preços praticados na região Sul do País.