A produção de hortifrutigranjeiros na região é uma atividade importante no meio rural que abastece grande parte dos supermercados e que deve ter um gerenciamento previamente definido com monitoramento constante da produção. Foi pensando nisso que o Departamento Técnico da COTRIJUI realizou no dia 23 de setembro de 2008, nas dependências da AFUCOTRI de Ijui, palestra para os produtores, trazendo informações estratégicas quanto aos cuidados com o controle fitossanitário na produção de hortifrutigranjeiros.
Um dos objetivos do encontro foi de sentir as necessidades por parte dos associados quanto a disponibilidade de insumos e defensivos para este mercado. Segundo o associado Vanderlei Megier, “muita coisa está sendo feito adaptado, não tendo um gerenciamento efetivo da produção até a chegada do produto ao consumidor final”.
Marcelo Ferreira da Silva, Engenheiro Agrônomo da Syngenta, foi quem abordou os temas de Controle Fitossanitário dos horti & fruti. Segundo o Engº, as falhas mais comum nos cultivos de horti & fruti são a falta de uma estratégia segura de controle previamente definida pelo produtor; a dificuldade no monitoramento da lavoura; os imprevistos pelas quebras como excesso de chuva ou a falta de produto; o atraso no memento das aplicações; a dificuldade de definir o produto frente as condições meteorológicas, as falhas de comunicação; a mão-de-obra nem sempre com a capacitação necessária; o aumento das atividades do dia-a-dia dos produtores (trabalho e casa) e a falta de produtos recomendados.
46, 1% do danos médios na Pré-Colheita, causados às culturas são atribuídos às doenças, 30,3% aos insetos e 23,6% à plantas invasoras. As principais pragas no início do ciclo são a mosca branca, a tripés e o pulgão, todos com alto poder de sucção da seiva da planta, comentou Marcelo.
Devemos controlar as pragas foliares para reduzir a transmissão de viroses, reduzir a porta de entrada para doenças, assegurar a qualidade dos frutos e garantir a produtividade, “a muda é a base da produção, uma muda sadia é a garantia de mais cachos por planta” comentou o palestrante.
O tema seguinte, foi o Uso Correto de EPI´s para Hortifrutigranjeiros, abordado pelo RTV da Syngenta, Sr. Danilo Real, reforçando a preocupação quanto a segurança do produtor na hora da aplicação de agrotóxicos. O uso de EPI´s é obrigatório por lei de nº 7.802 de 11/07/89.
É obrigação do empregador fornecer os EPI´s adequados ao trabalho, instruir, treinar e fiscalizar quanto ao uso dos EPI´s, enquanto ao trabalhador cabe usá-los corretamente e conservá-los. “A retirada do EPI corretamente é tão importante quanto usá-lo”, acrescentou Danilo.