O Departamento Agrotécnico da Cotrijui divulgou hoje (29/08) o boletim sobre o comportamento das lavouras de inverno.
Trigo e Aveia Branca: Desenvolvimento das culturas de inverno segue na normalidade.
As geadas registradas nos dias 27 e 28 de agosto causaram prejuízos nas baixadas. Relatos de produtores confirmam perdas de trigo em algumas regiões. A aveia pode ter sido mais afetada. A extensão dos danos serão dimensionados com maior precisão a partir da semana que vem.
Confira o estágio sobre o desenvolvimento das lavouras:
Trigo: 56% em desenvolvimento vegetativo, 31% em emborrachamento, 12% em floração e 1% em granação. O volume desse cereal cultivado na área da Cotrijui chega a 148 mil e 900 hectares.
Aveia: 9% em desenvolvimento vegetativo, 71% em emborrachamento/floração, 19 % em granação/maturação, 1% colhido. No caso da aveia o montante cultivado representa 26 mil e 500 hectares.
No que se refere a pragas, a presença de pulgões no trigo continua sendo verificada, porém com população abaixo do nível de dano econômico. A orientação ao produtor é monitoramento da praga, e seu controle caso ocorra aumento da população.
Avanço das doenças foliares. Intensificação na aplicação de fungicidas visando controle.
Nas lavouras mais adiantadas já foram feitos dois tratamentos, e de maneira geral todas as áreas já receberam ao menos um tratamento com fungicida.
Milho: Com a previsão de chuvas para os próximos dias, e as com condições de solo favoráveis, foi acelerado o plantio de milho durante esta semana na área de ação da cooperativa. Esses dados foram apurados pelo Gerente do Departamento Agrotécnico da Cotrijui, Engenheiro Agrônomo Alberto Rossetto.