Em função das chuvas intensas, neste ano a semeadura do trigo ocorreu um pouco mais tarde na região em que atua a COTRIJUI. Segundo o Gerente do Departamento Agro técnico da Cooperativa, Alberto Rossetto, a tendência é de que as primeiras cargas do produto sejam retiradas de lavouras na região de Tenente Portela em meados de 20 de Outubro. Entretanto o forte da colheita deste cereal ocorrerá nas semanas seguintes prolongando-se até 15 de Novembro. Em circunstâncias normais a estimativa é de colher em média 48 sacas de trigo por hectare. Seguindo o que já foi implementado na safra anterior, os associados da Cotrijui irão depositar a produção na Cooperativa em armazém geral, cuja comercialização é feita exclusivamente pelo titular no disponível através de lotes, mecanismo que assegura ao agricultor maior rentabilidade.
Plantio do milho
Cerca de 10% da estimativa prevista para o milho na região da COTRIJUI já foi cultivado. Esse processo deve ser intensificado nos próximos dias prosseguindo com mais força até o dia 20 de Setembro. No caso da Cooperativa, a lavoura de milho tem grande importância na cadeia produtiva, já que essa matéria prima abastece as fábricas de rações, cujo consumo posterior reflete na criação de suínos. Lembre-se que a Cotrijui mantém sob sua gestão moderno Frigorífico no Município de São Luiz Gonzaga, Indústria que atende demandas dos mercados interno e externo.
Plantio de soja
Os associados da Cotrijui já estão projetando as ações para a formação das lavouras de SOJA. A estimativa é de que o plantio comece no dia 10 de Outubro. Entretanto o maior volume deve ser cultivado no período de 20 de outubro a 15 de novembro. Como é de conhecimento público, a Cotrijui é uma das Cooperativas com maior volume de produção e exportação de soja do Sul do País, além de contar com a maior capacidade estática de armazenagem de grãos na mesma região, Cerca de 1 milhão de toneladas.