Uma comitiva de 40 produtores rurais da província de Entre-Rios (Argentina) representando a Cooperativa Agrícola LA GANADERA, está em visita hoje, 25, a Cotrijui (sede), em Ijuí.
O grupo constituído por Dirigentes, Conselheiros e um grande número de associados, participou de encontro pela manhã no auditório da Cooperativa, cuja recepção coube ao presidente Vanderlei Ribeiro Fragoso, secretário Ivan Schowantz, além de diretores, assessores e demais colaboradores. Após a fala do diretor de Produção Agropecuária, Nelson Smola, o presidente Fragoso discorreu sobre a história, ações e a realidade da Cotrijui na atualidade. Os visitantes ficaram impressionados com os resultados que vem sendo experimentados pelos associados da Cooperativa com a nova gestão, a partir da implementação, após décadas, da modalidade Armazém Geral, com a venda do produto por lote no disponível. Os visitantes da Cooperativa Argentina, também elogiaram a estrutura da Cotrijui e o sistema de gestão que foi implantado pela Diretoria atual. Tanto que alguns conselheiros também conversaram de forma prolongada com o diretor superintendente Gilmar Fragoso e o diretor de Produção Agropecuária, Nelson Smola em busca de subsídios que possam ser adaptados a sua entidade. O grupo Portenho, também assistiu um vídeo institucional que relata os principais momentos da trajetória de 57 anos da Cotrijui. Posteriormente, os visitantes foram recepcionados num coquetel com produtos da própria Cooperativa. Logo após, a caravana fez visitas a diversos setores do complexo em Ijuí, passando por segmentos como Agroindústria, Fábrica de Ração, Armazéns e outros. No período da tarde os integrantes da Cooperativa Argentina La Ganadera participam de visita a uma propriedade rural de um associado da Cotrijui no interior de Ijuí, conhecendo in loco o trabalho.
Dirigentes da Cooperativa do vizinho País, também confirmaram o inicio de intercâmbio com a Cotrijui, sinalizando diversas ações para um futuro breve. A titulo de ilustração, segundo relato dos Argentinos, a remuneração dos produtos agrícolas em relação aquilo que acontece na Cotrijui é bem inferior, além das taxas de juros daquela nação serem muito superiores aquilo que é praticado no Brasil. No caso do trigo, por exemplo, um agricultor Argentino recebe em média 130 dólares por tonelada, enquanto no Brasil, pelo disponível, nos últimos dias esse valor está na casa dos 210 dólares, mas já houve picos de negócios efetuados na safra anterior pela Cotrijui entre 350 e 400 dólares.