Notícias

08h27

Boletim semanal sobre as lavouras na região da Cotrijui

O clima segue favorável para o desenvolvimento das culturas de inverno, aumentando o otimismo do produtor, em relação a uma boa safra de inverno.

Confira a seguir o resumo da situação das lavouras na região onde está presente a Cotrijui:

Trigo: 74% em desenvolvimento vegetativo, 21% em emborrachamento e 5% em floração.

Aveia: 19% em desenvolvimento vegetativo, 66% em emborrachamento/floração, 14% em granação/maturação, 1% colhido.

Em todas as unidades constata-se a presença de pulgão no trigo, porém com população abaixo do nível de dano econômico. A orientação ao produtor é monitoramento da praga, e seu controle caso ocorra aumento da população.

As doenças foliares passam a ser a maior preocupação, pois o clima é favorável ao rápido desenvolvimento destas.  Nas lavouras mais adiantadas já foram feitos dois tratamentos, e de maneira geral todas as áreas já receberam ao menos um tratamento com fungicida.Em decorrência do atraso no plantio deste ano, o controle de doenças poderá exigir uma aplicação a mais de produto.

Milho: Na região de atuação da cooperativa, com clima mais quente, houve avanço no plantio do milho, estando este em fase de germinação e emergência. A intenção do produtor é acelerar o plantio próximas semanas, devendo concentrar a maior área semeada até meados de setembro.

Trigo: Foram semeados 148.900 ha da cultura. A maior parte das áreas (86%) está em fase de desenvolvimento vegetativo, e menos de 1% em fase de espigamento, e os restantes 13% em fase de emborrachamento. 

A geada registrada na madrugada do dia 14/08, de média intensidade, não causou maiores problemas à cultura.Em relação ao potencial produtivo, após período desfavorável de excesso de chuvas, as lavouras recuperaram-se rapidamente e nesse momento apresentam aspecto muito bom, gerando expectativa de uma boa safra, com produtividade média de 2.800 Kg/ha. As pragas estão com baixo nível de ocorrência e as doenças começam a evoluir mais rapidamente, necessitando de maior atenção dos produtores quanto ao seu controle.  O departamento técnico da cooperativa tem orientado o produtor a iniciar o controle de doenças mais cedo e com produtos adequados a cada situação.

Aveia Branca: Foram semeados 26.500ha, em fase de desenvolvimento mais adiantado em relação ao trigo, 25% já esta em fase reprodutiva, 40 % em emborrachamento e 35% em fase de desenvolvimento vegetativo.A geada ocorrida pode ter causado prejuízo em aproximadamente 10 à 15%, que será mensurado com maior certeza nos próximos dias.

As doenças estão mais adiantadas na aveia, principalmente a ferrugem, exigindo o controle em praticamente todas as áreas.

As informações foram compiladas e repassadas ao Departamento de Comunicação pelo Gerente do Departamento Agrotécnico da Cotrijui, Alberto Rossetto.

Compartilhe

Boletim semanal sobre as lavouras na região da Cotrijui
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil