A segunda etapa do Plano de Reestruturação, Saneamento e Revitalização da Cotrijui está sendo implementada de forma efetiva, e com boa participação entre os associados. Confira a seguir informações ilustrativas de exemplos práticos para associados que efetuarem negócios com a Cooperativa e que terão o retorno efetivo.
Um produtor com 100 hectares de área, e que efetuar negócios com a Cotrijui na elaboração de projetos, compra de fertilizantes, agroquímicos, calcário, adubo, aquisição de equipamentos, compras no varejo, combustível, entre outros, terá bons resultados no recebimento de valores que lhe são devidos - desde a gestão anterior. Nesse processo, também é de extrema importância depositar as produções de trigo, milho, soja e outras em armazém geral e vender no momento que lhe interessar pelo disponível. Se todas estas operações forem consumadas em bom nível, esse agricultor terá retorno do conta corrente ou safras a liquidar no valor total, em um ano, de 20 mil reais, montante que, em muitos casos, equivale a prestação de uma automotriz nova. Para um produtor com 200 hectares e que adotar o mesmo procedimento, o retorno ao final de doze meses será de 40 mil reais.
O Plano também contempla a agricultura familiar. Neste cenário, um associado da Cotrijuicom área de 25 hectares, efetuando negócios em todos os setores em que atua a Cooperativa, ao final de um ano terá o pagamento do conta corrente ou safras a liquidar no valor de mais de 7 mil reais. Esse valor corresponde a quem financiou um trator no programa Mais Alimentos a praticamente a parcela anual que precisa ser paga pelo empréstimo.
Fica claro pelas ilustrações citadas, de que o mecanismo adotado nesta segunda etapa pela Direção da Cotrijui é extremamente positivo, com benefícios palpáveis para os associados, além de ser um instrumento sólido para revitalizar a Cooperativa.
Mais detalhes desse plano, aplicação e os resultados, o associado da Cotrijui e demais interessados podem conferir no link onde consta o áudio do INFORMATIVO COTRIJUI do dia 17.08.2014 – na fala do Presidente VANDERLEI RIBEIRO FRAGOSO.