No boletim semanal divulgado hoje (15/08) pelo Departamento Técnico da COTRIJUI, o cenário das lavouras de inverno é o seguinte:
Trigo: Foram semeados 148 mil e 900 Hectares. A maior parte das áreas (86%) está em fase de desenvolvimento vegetativo, e menos de 1% em fase de Espigamento, e os restantes 13% em fase de Borrachamento. A geada registrada na madrugada do dia 14/08, de média intensidade, não causou maiores problemas à cultura. No que se refere ao potencial produtivo, após período desfavorável de excesso de chuvas, as lavouras recuperaram-se rapidamente, e nesse momento apresentam aspecto muito bom, gerando expectativa de uma boa safra, com produtividade média de 2.800 Kg/ha. As pragas estão com baixo nível de ocorrência e as doenças começam a evoluir maior rapidez, sendo imperioso maior atenção dos produtores quanto ao seu controle. O departamento técnico da cooperativa tem orientado o produtor a iniciar o controle de doenças mais cedo e com produtos adequados a cada situação.
Aveia Branca: Foram semeados 26 mil e 500 hectares, sendo que destes em fase de desenvolvimento mais adiantado em relação ao trigo, 25% já está no estágio reprodutivo, 40 % em Emborrachamento e 35% em fase de desenvolvimento vegetativo. A geada ocorrida pode ter causado prejuízo em aproximadamente 10 a 15%, que será mensurado com maior certeza nos próximos dias. As doenças estão mais adiantadas na aveia, principalmente a ferrugem, exigindo o controle em praticamente todas as áreas.