Na última sexta-feira, 01, Ministério da Agricultura da Rússia comunicou oficialmente a direção da Cotrijui, sobre a liberação da importação de carne suína com a marca TCHÊ pelo frigorifico que a Cooperativa mantém no estado do Rio Grande do Sul, em São Luiz Gonzaga.
O último carregamento de carne suína pelo frigorifico da Cotrijui foi feito dia 28 de dezembro de 2010, iniciando o embargo na prática nos primeiros dias de 2011. O governo russo, como de hábito, também enviou correspondência ao Ministério da Agricultura Brasileiro comunicando a decisão que libera a exportação da marca Tchê em termos de carne suína para a Rússia.
A direção da Cotrijui, liderada pelo presidente Vanderlei Ribeiro Fragoso, vice Paulo Schossler e secretário Ivan Schowantz, vinha se empenhando desde o início da atual gestão, em fevereiro de 2.013, buscando a liberação da venda da carne suína de seu frigorifico para aquele importante país do leste europeu, um dos principais compradores internacionais, o que se consumou recentemente. Trata-se de importante conquista da direção da Cotrijui, dando mais um passo decisivo na consolidação do Plano de Reestruturação, Saneamento e Revitalização.