Notícias

16h32

CONVÊNIO VAI CONCRETIZAR REPASSE DO ICMS PARA MUNICÍPIOS QUE FORNECERÃO LEITE PARA A CCGL

As obras da nova Indústria da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL) entram em fase final e a expectativa é que ela seja inaugurada no final do mês de julho. Começam a ser definidos agora os tramites administrativos que tem como objetivo favorecer os municípios que terão agricultores fornecedores de matéria-prima. Na Sexta-feira à tarde, a partir das 16 horas acontecerá um encontro entre os prefeitos, a direção da cooperativa e a Prefeitura de Cruz Alta para assinatura de um convênio, que tem como objetivo, definir o rateio do valor de ICMS, gerado pela indústria instalada em Cruz Alta. O encontro acontece no Centro de Eventos da Fundação Centro e Pesquisa (Fundacep).

Ao todo são 36 cooperativas associadas, e a expectativa é que produtores de mais de 150 municípios forneçam leite para a indústria. Apenas da COTRIJUI deverão ser 30 municípios envolvidos, conforme o presidente Carlos Domingos Poletto. Cada cooperativa é responsável por convidar os administradores dos municípios onde atua, sendo que o presidente da cooperativa com sede em Ijuí reuniu-se na última sexta-feira com o prefeito de Ijuí, Valdir Heck.

A distribuição dos repasses de ICMS aos municípios já está combinado desde a concepção da indústria, valores que serão repassados por intermédio da prefeitura de Cruz Alta. Para Poletto, a formalização do convênio será também uma possibilidade dos prefeitos e diretores das cooperativas conhecerem a indústria antes da inauguração.
Carlos Domingos Poletto comenta que a indústria será uma das mais modernas do país, tendo sido investido muito em tecnologias modernas, que além de garantir produtos beneficiados de melhor qualidade, também garantirão redução nos custos e a gestão ambiental. Um dos exemplos, é o sistema de reciclagem de 800 mil litros de água diários, que está sendo implantado. "O grande benefício da indústria será a geração de empregos indiretos. Todo o benefício da redução dos custos, deverá favorecer quem fornece a matéria-prima, os agricultores", garante Poletto. Tornando a indústria competitiva e remunerando o produtor, a expectativa é fixar os agricultores no campo, principalmente jovens, que atualmente tendem a buscar oportunidades nos centros urbanos. "Acredito que essa indústria vai trazer oportunidades econômicas e disciplinar o setor", conclui.
Fonte: Jornal da Manhã (24.06)

Compartilhe

CONVÊNIO VAI CONCRETIZAR REPASSE DO ICMS PARA MUNICÍPIOS QUE FORNECERÃO LEITE PARA A CCGL
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil