Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (30), em Ijuí, com a presença de cooperativas serviu para demonstrar os planos da COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial relativos à utilização da irrigação como forma de dar segurança à produção de grãos e como ferramenta importante para promover o crescimento da produção leiteira de maneira sustentável e rentável.
Os bons resultados entusiasmaram o secretário Rogerio Porto, da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, que ressaltou que "é importante que segmentos como as cooperativas agropecuárias se somem com o governo do Estado neste esforço que estamos empreendendo em busca do uso da irrigação".
Mário Jung, gerente Agrotécnico da COTRIJUI, mostrou que, com irrigação das pastagens, os produtores podem ressarcir-se dos investimentos já na primeira safra, o que torna a técnica uma opção importante para uma região que quer expandir a sua bacia leiteira e assegurar maior rentabilidade e estabillidade aos produtores.
Os dados apresentados pela equipe da COTRIJUI impressionaram dirigentes de outras cooperativas presentes à reunião, como foi o caso da Tritícola Santiaguense, de Santiago, e da Tritícola de Santo Ângelo (Cotrisa), que também podem aderir ao tipo de prática proposta pela COTRIJUI a seus associados.
O Estado tem tido enormes prejuízos com as estiagens sistemáticas que afetam a produção de grãos e que certamente limitarão o crescimento da produção leiteira e o uso das pastagens irrigadas poderá garantir o crescimento necessário para atender as inúmeras plantas industriais em implantação atualmente.
Fonte: >Governo do Estado do RS